Sobre Verstappen e a punição
Acho que as imagens falam por si só não é mesmo? Eu nem ia entrar nesta discussão porque sinceramente, pouco me importo que Verstappen foi punido e que Kimi ganhou o lugar no pódio.
Para mim, Räikkönen não deveria nem estar nesta situação, ele deveria ter ficado no segundo lugar que foi conquistado por ele por direito, na pista, mas como ele não pode chegar à frente do Vettel...
Vamos à punição. Na minha opinião, foi correta. Olhem para as fotos e vão ver as provas, Verstappen ultrapassou todo o limite da pista. Ponto!
Ele está no direito de ficar chateado? Claro! O pai dele pode dar chilique via Twitter? Claro, a rede social é dele e Jos faz dela o que bem entender.
Mas para mim a questão toda é a FIA e a falta de consistência nestas punições. E sobre isto, quem melhor falou sem ficar dando chilique e agredindo, foi Christian Horner.
"É corrida o que os fãs querem ver. Se você não quer que os carros vão para lá, coloque uma zebra maior ou algum cascalho ou algo mais. Acho que o que é irritante é a falta de consistência. Onde você desenha a linha? Para os fãs, para os espectadores, isso precisa ser claro. Como você pode dizer que o que Valtteri fez por um lado está bem, mas o que Max fez não está? Se em qualquer outro esporte, você está fora, então você está fora. Acho que o problema é que todos nós gastamos uma enorme quantidade de dinheiro indo às corridas e você quer que algo profissionalmente arbitrado. Acho que quando você toma decisões como a de hoje, é difícil entender onde a consistência está. Acredito que uma má decisão foi tomada no calor do momento e tirou uma pessoa do pódio, acho que foi uma decisão inconsistente, de acordo com outros incidentes que aconteceram na corrida. Eu acho que seria incorreto dizer que os comissários favorecem uma equipe em relação a outra. Eu apenas acho que foi uma decisão fraca." (link aqui)
Toda a análise do Horner foi perfeita. Há tempos que eu falo isto no Octeto, as punições da FIA são inconsistentes, há séculos. Punem um e pelo mesmo motivo, na mesma prova, não punem o outro.
Verstappen é o da vez e está causando comoção porque é o queridinho de todo mundo agora. Fãs, especialistas, dirigentes, jornalistas, todo mundo baba por ele, só que ele mesmo já se livrou de situações onde deveria ter sido punido e não foi.
A verdade é que é preciso um rumo certo, o que deve ser seguido, não o que definitivamente temos hoje. Para mim, comissários diferentes a cada GP não é algo legal. Escolham os mesmos para a temporada toda e os treinem, deem a eles um rumo. Esta mudança constante faz com que tenhamos diferentes interpretações de um mesmo acidente sempre. Fora todas estas punições horrendas de posição.Já está ridículo!
Enfim, minha opinião foi dada. Sim, Verstappen errou, mereceu a punição. Mas eu concordo com o Horner, a FIA precisa de consistência.
Beijinhos, Ludy
Comentários
Ludy
Torcendo para o Hamilton, porque para a Ferrari não torço nunca mais!!!
Jaqueline
A sanitização das pistas atuais só tem criado precedentes para que coisas assim ocorram, pois é impossível pensar que o piloto no calor do momento não vai ao menos ficar tentado em colocar o carro num destes estacionamentos em forma de área de escape para tentar um último movimento.
Andrey Neves
Obrigada a todos pelos comentários. Acho que estamos todos de acordo que o problema é a FIA não saber que direção tomar e por causa disto, situações como a de ontem ainda acontecerem.
bjs, Ludy
Bjo meninas.