Regularidade

Opinião GP: Impressionando com regularidade, Montoya entra na reta final dando grande passo rumo ao bi da Indy

Juan Pablo Montoya é cada vez mais favorito para a conquista do título da temporada 2015 da Indy. O colombiano segue impressionando com sua regularidade e, após o quarto lugar em Milwaukee, abriu 54 pontos para o vice-líder Scott Dixon

Está muito difícil encontrar um ponto baixo na campanha de Juan Pablo Montoya na temporada 2015 da Indy. Com uma regularidade impressionante, o colombiano vem, cada vez mais, se aproximando do bicampeonato da categoria.

Neste final de semana, em Milwaukee, Montoya não foi nada além de razoável – para não dizer que foi mal. Mas e quanto ao resultado final? Pois é, quarto lugar – batendo Scott Dixon e Will Power, seus principais concorrentes ao título até então.

A temporada de Montoya é espetacular. O colombiano simplesmente apareceu na liderança da classificação geral após todas as 12 provas, começando com a vitória na primeira etapa em São Petersburgo.

Hoje, o veterano pode conseguir algo que desde 2010 não é realizado: vencer as 500 Milhas de Indianápolis e o título da Indy no mesmo ano. O último que fez isso foi nada menos que Dario Franchitti. O penúltimo? Dixon.

Se Juan Pablo entrar para este grupo, sacramenta uma impressionante reviravolta na carreira. O que era uma aposta de risco da Penske antes do início da temporada 2014, foi se tornando uma opção acertada durante o ano passado e, em 2015, mostrou-se um grande achado de Roger Penske.

Voltando à temporada de Montoya, os números não mentem: foram duas vitórias – mesma marca de Josef Newgarden, Dixon e Sébastien Bourdais; quatro pódios – menos que Graham Rahal e Helio Castroneves; nove top -5 – mais do que qualquer um – e 11 top-10 em 12 corridas. Quer prova maior de regularidade do que esta?

É justamente esta oscilação quase que inexistente que faz com que Montoya esteja tão perto de seu bicampeonato. Neste momento, com quatro provas para o final, a vantagem do colombiano para o segundo colocado, Dixon, é de 54 pontos: 439 a 385.

Dixon vem em segundo e também apresenta regularidade interessante, com nove top-10. Ao seu lado, o neozelandês tem toda sua vitoriosa história na Indy e o bom retrospecto da Ganassi na reta final da temporada 2014. 

Quem também ainda sonha é Graham Rahal. Com 370 pontos, o americano é a grande zebra e talvez o grande nome do campeonato. É assustadora a diferença de Rahal se comparado com o piloto de 2014 e antes. Mais maduro, mais seguro e muito mais eficiente, Rahal vai deixando a Honda e a RLL vivas, 69 pontos atrás de Montoya. 

Também com nove corridas finalizadas no top-10, Helio Castroneves é o melhor dentre os “não-vencedores” de prova em 2015. O brasileiro está empatado com Rahal e conta com vacilos de Montoya para buscar o título inédito. 

Atual campeão, Will Power é o quinto colocado e último do grupo que tem chances consideráveis de título. Muito irregular, Power vem com 369 pontos e ainda consegue se manter no bolo. 

Com chances remotas de título, mas dentro do top-10 da classificação geral, estão: Bourdais – 96 pontos atrás –, Marco Andretti – 107 –, Tony Kanaan – 125 –, Newgarden – 130 –, e Simon Pagenaud – 161 pontos atrasado. 

Em resumo: se mantiver a regularidade e for quarto, quinto colocado nas corridas até o fim do ano, Montoya fica com o campeonato. Seria o seu segundo, já que venceu o título da CART em 1999, ainda pela Ganassi, antes de seguir para a F1 e a Nascar. 

Mais uma vez, Montoya vai provando ser um piloto espetacular. Sem perder sua principal característica, o arrojo, o colombiano alia agressividade ao pragmatismo de buscar bons resultados e vai seguindo uma fórmula que parece perfeita para o sucesso e o reinado na Indy. 

Fonte: Grande Prêmio

Acabei não postando os resultados de Montoya por aqui nas últimas provas por falta de tempo, mas tenho acompanhado de perto o desempenho do colombiano e é bacana demais vê-lo liderando de forma tão regular e competente esta temporada da Indy.

Em 2014 Montoya já tinha feito um campeonato sólido, mas este ano está realmente impecável. Merece demais estar na liderança e vamos continuar na torcida para que nestas últimas quatro etapas da temporada ele se consagre bicampeão da Indy.

Beijinhos, Ludy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paula Senna Lalli

Feliz Cumpleaños, Fernando!