Coluna Velocidade e Batom: “Perdida” by Ludy Coimbra
Coluna Velocidade e Batom: “Perdida” by Ludy Coimbra
Muitas coisas têm passado pela minha mente desde o primeiro dia em que vi Kimi Räikkönen de vermelho novamente e por isto, tenho evitado falar sobre o assunto no Octeto.
Mas depois do GP da China (o qual eu simplesmente não consegui ver mais de dez voltas), resolvi que precisava falar algo. Deixar de ver um GP por livre e espontânea vontade pela primeira vez, enquanto tinha um piloto pelo qual torço em pista foi o sinal de que algo realmente não está mais funcionando.
Eu sei que foram apenas quatro corridas até agora, mas estas foram suficientes para me mostrar que eu estava certa, que aquele sentimento de me tornar outra torcedora com Kimi na Ferrari, se concretizou.
É como se no lugar de tudo houvesse um vazio estranho, a sensação de que algo está faltando e que cada vez que eu tento preenchê-lo, mais distante de conseguir isto eu fico.
Perdi a vontade de acompanhar a F1, a empolgação de esperar por um fim de semana de corrida, a ansiedade de esperar por um treino classificatório, o nervosismo pré-largada. É como se desde o momento em que tivesse visto Kimi de vermelho Ferrari, eu tivesse desligado meus sentimentos, minha humanidade.
Sinto-me em constante off com o pouco que leio, não tenho ânimo para esperar pelas corridas e ver Kimi sofrendo com este carro e esta equipe de engenheiros fracos é doloroso porque eu sei que ele é capaz e talentoso. Ele é campeão mundial. Ele fez por merecer esta conquista.
Só que nada disto importa para o resto, como importa para mim e aí as críticas brotam, impiedosas, imperdoáveis e com elas, chega a dor de ver o talento do finlandês questionado pela milionésima vez.
Além disto, ainda tenho que enfrentar o fato de ser julgada como uma torcedora que não é verdadeira porque simplesmente ousa dizer que sim, Kimi também tem uma parcela de culpa em seu fraco desempenho até agora.
Ok, todos nós sabemos que o carro da Ferrari é horrível, que ele próprio já admitiu sofrer com os problemas de adaptação do seu estilo de pilotagem e os pneus Pirelli, mas as largadas ruins são de responsabilidade dele, tentar um pouquinho mais nos treinos oficiais também.
E se eu, uma pessoa que admira Kimi, que acompanha tudo o que acontece na carreira dele desde 2005, que não se esqueceu de ser sua torcedora na época de rali (como muitos fizeram e só voltaram porque ele retornou à F1), não tem o direito de às vezes, discordar ou achar que ele também pode errar, quem tem?
A verdade é que desde que Kimi foi para a Ferrari, eu mudei, me isolei, me entristeci, deixei de ser aquela Ludmila que mesmo quando tudo dava errado, ainda não perdia a empolgação de esperar pelo fim de semana de F1, porque sabia que o piloto finlandês pelo qual ela torce a faria sorrir, ou a deixaria brava, ou orgulhosa, ou a emocionaria de alguma forma.
Esta Ludmila está perdida em algum lugar, esperando de verdade que Kimi possa preencher o vazio que atualmente, habita sua alma de torcedora. Só ele pode fazer isto, mais ninguém.
Beijinhos, Ludy
Comentários
Mais uma vez você conseguiu expressar em palavras o que tem sido a F1 para mim nesta temporada. É bom saber que eu não sou a única que acha que o Kimi também tem culpa, que ele pode, e deve se esforçar mais durante o fim de semana de corrida.
Fora o fator desânimo com as corridas, tá certo que elas estão chatas que dói, mas ver o que acontece com o Kimi durante todo o fim de semana é muito doloroso.
Ótimo texto, parabéns!
Bj
Ana!
o kimi precisa voltar a beber vodka urgentemente!
obviamente começamos a brincar pq a situação é simplesmente caótica. admite q nao estao tão preocupada c o kimi-piloto-deles, mas fica chateada c a situação do kimi-arrojada q tá escondido em algum lugar e vai aparecer, mas parece q ainda não achou na equipe q o entenda.
dai fica dificil.
Ludmila
Ludmila
desculpa novamente, ontem eu e minha amiga estavamos na mesma q tu, mas acabamos tudo em tom de brincadeira pq a situação é realmente catastrófica.
so q não concordo c 2 coisas q tu disse: q é o kimi tem parcela de culpa nas largadas: elas não foram taaaaaaao ruins assim. não é tu q tá perdida, é o kimi q esta perdidinho dentro da ferrari pq ainda não conseguiu achar um jeito de se fazer entender lá dentro. mas agora como ele vai conseguir se fazer entender...xiii, nem c bola de cristal
Ele deveria era sentar no simulador e aprender a largar, pq parece que se esqueceu.
Ah, podem criticar.... tô nem aí mesmo..
Clara
bjs, Ludy
não usar o simulador ate q nao acho tao serio, ele ta certo, oq vale é oq se sente no carro na pista, mas concordo com a ludy, ele não tem engenheiros. mas numa boa, no final de 2007 ninguem imagina q o kimi poderia lutar por titulo, td bem q mclaren - hamilton e alonso - ajudaram, mas o kimi foi pelas beiradas e acabou campeão.
chega! não tentarei mais defender o kimi enquanto ele pilotar p eles.
ql das gurias vai fazer uma analise sobre a situação do button nos ultimos 2 anos?
Sobre você não achar sério usar o simulador em uma época em que treinos de verdade simplesmente não existem, bom, discordamos mais uma vez. Eu acho importantíssimo.
E sobre o que vc disse sobre o título de 2007, sim, ele comeu pelas beiradas, mas até para isto é preciso competência. Ele venceu 6 corridas, seis, mais do que os outros, que tinham melhor carro. A maioria das pessoas despreza a competência de Kimi no título de 2007, como se ele não tivesse feito nada para ocupar o posto que precisava e então ser campeão. E sinceramente, acho isto irritante. O cara foi o melhor, pronto final. Problema se a McLaren se envolveu em confusão de espionagem, se Hamilton e Alonso brigaram, se a mama italiana da Ferrari preferia o Massa, o que importa é que Räikkönen chegou ao Brasil se colocando em condições de estar lutando pelo título, ele fez isto, ninguém mais fez por ele.
Ludmila
O simulador é importante sim, tudo que te faz aprender mais sobre o carro e o circuito é importante.
Eu não desprezo a competência do Kimi, apenas sou uma fã, uma fã de verdade ... daquelas que aplaude quando é merecido, mas que tb critica quando é necessário. Tb sei que ele nem sabe e nem liga para o que eu falo. A competência dele como piloto é inegável, mas que ele está tendo um péssimo início de campeonato isso é fato. E não sou menos fã por achar isso, acho que sou mais fã, sabe pq? pq vejo os defeitos, as qualidades e o lado " to nem aí" dele e mesmo assim acordo cedo e de madrugada para torcer por ele.
O problemas dos fãs é sempre achar que o piloto sempre está certo, digo, é sempre o melhor e está acima de tudo e de todos.
Atenciosamente.
Clara
bjs
Ludy
e clara, tbm concordo, ninguem é perfeito, eu já disse aqui, admiro o kimi, atualmente não torço muito pq ele corre de ferrari, mas nao significa q eu vá ignorar por completo a existencia dele. gosto do kimi como piloto, acho ele capaz de fazer ainda muito, não acho q ele esteja desmotivado, só acho ele um pouco perdido, talvez deslocado ou ainda nao muito a vontade na ferrari, ele ta tentando, e acho q dentro do possivel - devido ao carro q tem - ele já apresentou algumas melhoras, mas obviamente ainda há espaço p muito mais avanços.
barcelona e monaco mostrarao a real do kimi, depois destas 2 nós poderemos tentar afirmar algo. até lá, esperar...
Ótimo texto. Que bom que vc se faz entender e divide conosco sempre suas frustrações. Pode acreditar, de certa forma, ficamos mais leves assim. ;)
=*
Acho que devemos aplaudir quando merece e reclamar quando preciso. Minhas esperanças se vão ao ralo a cada corrida =/ já comentei no karmanostro o quanto me irrita o dar de ombros e o tô nem ai dele, dá vontade de largar de mão, mas não consigo e repito que vou continuar grudada naquele osso finlandes, porém sou miope uso lentes de contato e não sou cega e o Kimi sim, tem sua parcela de culpa!
E Kyna, acho sinceramente que todos os teus comentários são maldosos de alguma forma, não acho que tu seja uma fã do Kimi mesmo, só alguém que entra no blog das gurias para incomodar, acho que tu deveria prestar atenção nos teus próprios comentários e ver quantas vezes tu se contradiz.
E por favor não tenta se esconder atrás desse falso gaúches, eu sou gaúcha e não falo assim!
Ludmila
a situação dele não é boa? não, não é boa, mas também não e desesperadora. nquela época q ele queria sair da ferrari ai sim, mas ali foram circunstancias diferentes.
meu voto é q o kimi voltará, se achará já nas proximas 2 corridas. se estiver errada, fazer oq?
Ludmila
"...mostre o Kimi dos últimos 2 anos..."
livre, leve (mas c pé pesado) e solto (levando no braço).
Valeu!!! ;)
bjs
Ludy
Outra coisa, sabe Kyna, não sei se você filtra suas palavras antes de digitar, mas seus comentários são, no mínimo, sem noção. Sempre com brincadeirinha sobre o Kimi beber, como se ele só fizesse isso na vida. Não sei se é proposital, mas sinceramente... Não sei como te definir. Fã dele? Fã de quem? Mas tbm, pouco me importa, só é chato sempre ter que deparar com seus comentários aqui.
Paula