Mimados
Castroneves chama pilotos de F1 de mimados: "Respeito apenas cinco"
Brasileiro critica política da categoria e afirma que Mundial se tornou um “negócio de Hollywood”
Lucas Santochi
29/05/2013
Hélio Castroneves fez duras críticas à política da F1 e aos seus pilotos. Em entrevista à revista “Forbes”, o tricampeão das 500 Milhas de Indianápolis afirmou que respeita apenas cinco dos nomes do grid da categoria.
Ao ser questionado sobre o motivo da F1 não decolar nos Estados Unidos, ele disparou contra o modelo de administração do Mundial. Para o brasileiro, a habilidade do piloto não é o fator principal para decisão de uma vaga nas equipes no campeonato.
“F1? É muita política. É tudo política”, reclamou. “Bem, todos os esportes têm política, mas não é tanto. Na F1, eles não ligam se você é bom, não se importam se é uma boa pessoa. Parece um negócio de Hollywood e é exatamente o que é. Política é, com certeza, o problema.”
“Hoje eu respeito provavelmente apenas cinco pilotos de lá. Acho que [Fernando] Alonso, Felipe Massa é um amigo meu, [Michael] Schumacher. Schumacher não corre mais. Diria Sebastian Vettel. Até Mark Webber é um bom piloto. Eu só gosto de alguns pilotos que você pode contar nos dedos, é isso. O resto é um grupo de garotos mimados.”, afirmou.
Castroneves, que corre em um dos melhore times da Indy, a Penske, apontou a necessidade de se estar em uma boa equipe para ter uma oportunidade de conquistar vitórias e títulos na F1 e que nem sempre bons pilotos têm esta oportunidade.
“Nos anos 90 era bem interessante. Hoje, se você não tem um bom carro, esquece. Jenson Button ganhou um campeonato e hoje está concorrendo pelo Top 10. Agora você vem me dizer que ele esqueceu como se dirige? Isso foi de um ano para o outro. Insano! É a minha opinião. Às vezes as pessoas dizem: ‘Ah, você só diz isso porque não teve uma chance’. Eu não tive uma chance, mas respeito muito mais o que o Roger [Penske, dono de sua equipe] fez comigo: lealdade e uma equipe incrível que eu nunca pensaria em mudar”, concluiu.
Helinho chegou a testar pela Toyota no final de 2002. Na época, inclusive, ele chegou a pedir a Roger Penske para esperar a experiência antes de continuar com sua negociação para uma renovação de contrato. A equipe japonesa acabou preferindo contratar outro brasileiro para a temporada seguinte, Cristiano da Matta. Castroneves reclamou diversas vezes que a decisão tinha sido tomada antes mesmo da sessão em que ele andou com o carro, e que por isso, teria sido uma chance um pouco falsa de mostrar o seu trabalho.
Fonte: Tazio
Verdade, a F1 é muito política mesmo, atualmente está cheia de pilotos pagantes e isto é algo que também me incomoda, mas infelizmente não posso mudar. Por enquanto, ainda acompanho porque tenho motivos para tal, mas o dia que não tiver mais, definitivamente, deixarei de lado.
Sobre a questão dos piloto mimados, concordo que realmente haja mesmo, mas Helinho deixar Räikkönen entre aqueles que são mimados foi algo surreal para mim. Surreal! O Iceman? Mimado?!
Na verdade o finlandês não está entre aqueles que ele respeita. Sendo que um daqueles que ele respeita é amigo dele, como foi dito. Bem criterioso não?!
Sobre Jenson Button, bom. Eu acompanho a carreira de JB desde que ele chegou à F1. Eu o vi passar pelos piores carros e ele pode não ser o maior piloto de todos os tempos, e sim, teve sorte quando em 2009 seu carro praticamente andava sozinho, mas teve competência para ser campeão, algo que o colega dele com o mesmo equipamento, não teve. #justsaying
Depois do título não fez um bom ano de 2010, mas em 2011 teve uma excelente temporada, sendo o melhor piloto do ano para mim, melhor do que o campeão daquele ano, Vettel, na minha opinião.
Em 2012 foi superado por Lewis e este ano está penando com a McLaren sim, mas não faz dele menos piloto. Não esqueceu não como vencer, mas não disputa contra apenas um piloto, agora são vários e embora possa parecer fácil, não é.
Para encerrar: Kimi, você sabe que Helinho acha que você é mimado?
Beijinhos, Ludy
Comentários
A F1 é apenas um reflexo do mundo... o mundo é político! So...
Sem mais,
Tati
Beijos, Paula.
Mas um dos mimados que ele disse que é amigo dele, simplesmente poderia dar vaga ao Kimi.
Pois pra mim é mimado dentro e fora da pista. Tão, mais tão chato... que até dói.
Kimi não tá nem aí, por isso, não me importo que ele não inclua na lista dele. Já perdeu a razão quando disse que o Massa é um que merece respeito. Só porque é amigo? Excelente critério.
=*
bjs
Ludy
Adriana