Kimi, a imprensa e algumas considerações...



A partir de meados de 2008, quando o mundo da imprensa especializada em automobilismo, na verdade, em F-1, começou a sua campanha de "destruir" a imagem de Kimi, eu parei de ler muitos, mais muitos jornalistas que admirava.

Sou profissional da área, formada, exerci a profissão e sinto a maior falta de atuar como jornalista (é a minha maior paixão, sempre será). Infelizmente as coisas na vida da gente não são sempre como queremos, e acabei me encontrando como professora (também formada). E adoro o que faço.

Mas voltando ao tema da postagem, aos poucos, fui parando de ler diversos jornalistas do meio, era triste ver a forma como a mídia tratava Kimi sem ao menos dar a ele o benefício da dúvida. Então, para não viver chateada, parei de ler a maioria deles. Mantive dois ou três.

Foi então que veio o WRC e eu redescobri em meus colegas a forma bacana de reportar e opinar. O pessoal no rali teve dificuldades no começo para se relacionar com Kimi, mas tiveram a paciência necessária para entender o jeito dele, e o Iceman também acabou se adaptando aos mesmos.

Daí veio novamente a F1, e o pavor de voltar a ler todas aquelas críticas infundadas foi a única coisa que me veio à cabeça. Quis o destino, o talento de Kimi e a forma batalhadora como a Lotus tem lutado para ser competitiva, que as críticas virassem elogios rasgados.

Natural, assim é a imprensa, "a mão que bate é a mesma que afaga", já diz o ditado. Mas de tudo o que eu li desde o retorno de Räikkönen à F1, nada foi mais verdadeiro do que o trecho abaixo, extraído da coluna de domingo, dia 5 de novembro (link aqui), escrita por Victor Martins, que só li hoje, porque como já disse aqui, não acompanho com assiduidade o que o jornalista do Grande Prêmio escreve.

"Raikkonen faz uma temporada memorável. É o piloto mais regular, que só deixou de pontuar na China. Não à toa aparece com relativamente larga vantagem sobre Webber e Hamilton, que têm carros bem melhores. Bem provável que não sejamos justos com Kimi numa avaliação de sua carreira e do quanto representou para a F1, sem colocá-lo como um dos grandes. É que Raikkonen é diferente, e parece que entra em outro tipo de classe de pilotos. Talvez seja hors-concours nesta."

É exatamente isto! O mundo do automobilismo (não só os jornalistas, mas também os fãs do esporte) não dá a Kimi o valor que ele merece. Parece só ver o Iceman pela irreverência ou pela falta de comprometimento (o lixo dissiminado pela imprensa italiana e parte da inglesa). Não consegue enxergar e admitir o piloto fodástico e um dos melhores que a F1 já teve. Este mundo não dá a Kimi o crédito que ele merece, porque não avalia a sua carreira e o que ele tem de peso para a F1. Analisa apenas a superfície.

Claro que Kimi não se importa com isto, porque ele é assim. Está no sangue do finlandês fazer o que ele quer e nada além disto, mas para mim, que "brigo" diariamente para mostrar exatamente isto que o mundo não vê, este pequeno trecho da coluna de Victor Martins é significativo.

Kimi está sim entre os melhores pilotos da F1 e eu sou muito feliz por torcer por este piloto que é fodástico dentro e fora das pistas. Para mim, não existe um Kimi dentro do carro e outro fora, porque eu o enxergo por completo e é exatamente isto que o faz tão especial. Tão único!

Beijinhos, Ludy

Comentários

Apesar de legal, como Kimi...

NUNCA MAIS vou levar em consideração as palavras deste jornalista...

Bjus, Tati
Samy disse…
Ludy, só vc sabe das minhas paranóias e desabafos que fiz com vc quando Kimi deixou a F1 e decidiu voltar... e o meu maior medo quando ele retornou era de saber lidar novamente com as criticas que iriam surgir.. isso me machucava muito....
mas agora depois de um cala boca que o homem de gelo esta dando em muita gente... é gratificante demais ver tudo isso.... tenho orgulho de torcer ´por este piloto.... é indescrtivel expressar os meus sentimentos,,, mas o que posso dizer é... estou me sentindo um pinto no lixo de tanta alegria!!!!
GO KIMI!!!!
Sim Samy, eu sei. Quando lembro dos e-mails que trocamos, e toda aquela tristeza, angústia, aqueles medos... putz, como o coração alivia agora que tudo passou e que a gente pode finalmente ver Kimi se sobrepor a esta gente toda que duvidou dele! :)

estou me sentindo um pinto no lixo de tanta alegria!!!! (2)

bjs, Ludy

Postagens mais visitadas deste blog

Paula Senna Lalli

Feliz Cumpleaños, Fernando!