Indicação do Octeto: Textos sobre Jerez 1997, Schumi e Jacques
Uau! Ler os dois textos realmente me fez viajar no túnel do tempo.
O autor de "Jerez, 1997: Antes, durante e após a decisão" (link aqui), Lucas Berredo, fala sobre o embate de Jerez de la Frontera em 1997.
Quem não viveu este dia, talvez hoje não consiga perceber o quão chocante foi ver a tal atitude de Schumacher e sinceramente, acho que ele pagou pelo erro da melhor forma possível, com julgamento moral.
E o segundo texto foi realmente emocionante de se ler. Vivi cada momento feliz, triste e angustiante do texto escrito por Leonardo Felix em "Schumi e Jacques: destinos opostos após o embate" (link aqui).
O destino não quis para Jacques um final feliz, a F1 foi cruel com ele. O canadense errou em algumas escolhas, esteve rodeado de pessoas erradas, fez besteiras sim, mas a F1 foi muito má com ele.
Não falo isto porque ele não venceu mais, falo porque só eu sei o que foram os anos de BAR, e a despedida por baixo em 2006. Só eu sei o que foi a humilhação causada por David Richards, a demissão da BMW. Tudo isto me tornou uma torcedora mais forte e preparada para Kimi, embora não me ajudado a sentir menos dor.
A carreira de Jacques infelizmente não teve o rumo que este canadense merecia. Ele é um ótimo piloto. Sempre foi corajoso, arrojado, um adversário forte. Mas hoje, a única coisa que as pessoas lembram e gostam de fazer é ofendê-lo, o julgarem como um piloto ruim, que foi dispensado porque não era bom o suficiente.
As pessoas não viram o Jacques que eu vi, pelo qual eu torci e por quem eu enfrentaria tudo novamente, mesmo que me dissessem que seria a mesma estrada tortuosa. Jacques foi o meu primeiro piloto favorito, e o primeiro, a gente não esquece. Jamais!
Beijinhos, Ludy
Comentários
sei q irao discordar, mas acho q culpar um outro pelo fiasco do villeneuve não é real. tanto que ele nao pára em nenhuma outra categoria. tem um genio dificil...igual ao meu....e to apredendo da pior maneira possivel, e estou tentando ajustar à realidade, algo que ele ainda não conseguiu.
Ludy
Richards comprava a imprensa inglesa em especial com almoços no motorhome da BAR para que eles ajudassem a detonar a imagem de Villeneuve na mídia. O diriginte aproveitou-se da birra inicial de Jacques com Jenson e fez disto um motivo para detonar o canadense. Conseguiu, já que Villeneuve acabou saindo da BAR em 2003. Como eu disse, Jacques teve culpa, mas pessoas com poder, como Richards, ajudaram e muito no seu declínio na categoria.
Mas nossas visões são bem distintas e não chegaremos a um denominador comum aqui... rsrsrs
Ludy