Ford deixa o WRC
Ford anuncia retirada do Mundial de Rali em 2013
Montadora americana atribui saída do campeonato ao atual panorama econômico na Europa
Lucas Berredo
15/10/2012
A Ford anunciou na manhã desta segunda-feira que sua equipe oficial não vai participar do Mundial de Rali em 2013. Segundo comunicado, a montadora americana se retirou do campeonato em virtude do atual panorama econômico, após uma profunda revisão em suas atividades de marketing na Europa.
“A Ford tem uma longa e orgulhosa história no Mundial de Rali e esta não foi uma decisão fácil. Neste momento, porém, determinamos que era melhor que a Ford reduzisse seu compromisso no WRC e implantasse recursos em outras áreas”, afirmou Roelant de Waard, vice-presidente de marketing, vendas e serviço da Ford.
Responsável pela administração do time oficial da Ford no campeonato desde 1997, a M-Sport planeja continuar no esporte com o modelo Fiesta. Segundo o diretor Malcolm Wilson, a montadora americana negocia a manutenção dos serviços de engenharia e técnica com a equipe.
“Confirmar o programa da temporada 2013 é nossa primeira prioridade e um desafio pelo qual a equipe está ansiosa. Depois disso, podemos rever nossas opções e determinar a direção certa para o futuro. Minha intenção é continuar a vencer estágios e assegurar conquistas à Ford no futuro e desenvolver o trabalho de aperfeiçoamento do Fiesta WRC, iniciado em março, a fim de deixá-lo pronto para o ano que vem”, afirmou.
“Também vamos continuar a trabalhar em estreita colaboração com nossos colegas da Ford até o lançamento do Fiesta R5 em março de 2013 e as evoluções programadas para o R2, que seguirá como a base de uma série de programas nacionais e regionais para jovens talentos.”
Entre 1997 e 2012, a Ford disputou 225 provas no Mundial de Rali e venceu 52 delas, conquistando no período dois campeonatos de montadoras em 2006 e 2007.
Fonte: Tazio
Fico surpresa e não fico com esta saída. É meio estranho imaginar o WRC sem a Ford, pelos longos anos da montadora por lá, mas a julgar pelo cenário econômico mundial e também pela questão da competitividade, não fico surpresa.
Beijinhos, Ludy
Comentários