Atualizações nos carros da Lotus para Cingapura
Para ajudar Räikkönen na luta pelo título, Lotus terá nova asa traseira no GP de Cingapura
A Lotus anunciou que terá uma nova asa traseira no GP de Cingapura. A peça permitirá que Kimi Räikkönen e Romain Grosjean continuem com altos níveis de downforce, mas não percam velocidade com o DRS aberto
Frustrada com o fraco desempenho no GP da Itália, a Lotus anunciou que terá atualizações para o GP de Cingapura, marcado para este domingo (23). De olho em um lugar no pódio e em ajudar Kimi Räikkönen na briga pelo título, a equipe inglesa terá uma nova asa traseira na prova noturna asiática.
O diretor-técnico da escuderia, James Allison, explicou que a nova peça permite que os carros de Räikkönen e de Romain Grosjean continuem com a aderência máxima nas curvas sem comprometer a efetividade da asa traseira móvel nas retas.
“Nós temos um novo assoalho e uma nova asa traseira. A asa opera com os mesmos níveis de downforce que a de Mônaco, mas com um DRS mais efetivo. Isso quer dizer que a nova asa tem um maior alcance entre a abertura máxima e a mínima”, disse o dirigente.
Allison afirmou, ainda, que o segredo da nova peça é permitir que os carros não percam a aderência nas curvas – um dos pontos fortes da Lotus em 2012 – mesmo com uma asa que aumente a potência do DRS. “Nós acreditamos que pudemos fabricar uma asa traseira que nos deixa com um grande downforce, mas ainda assim faz uso de todo o potencial do DRS, o que é difícil alcançar com maiores níveis de downforce. Será interessante ver como vai funcionar na pista”, acrescentou.
Outra atualização promovida pela equipe é o DRS duplo, similar ao que a Mercedes tem usado desde o início da temporada. Apesar disso, o chefe da escuderia, Eric Boullier, afirmou que esse artifício só vai estrear no GP do Japão, já que o traçado de Marina Bay não necessita de grandes velocidades máximas.
“Ele não se adapta às características da pista. Esse sistema deve voltar no Japão. Dito isso, nós temos algumas atualizações para Cingapura, que devem nos dar uma melhor no desempenho”, encerrou.
Fonte: Grande Prêmio
Tem mesmo que trazer o máximo de atualizações possíveis, porque infelizmente, das quatro equipes com pilotos na disputa do Mundial de 2012, a Lotus é a com mais dificuldades no quesito tentar vitórias, e este é o pior obstáculo na luta de Räikkönen, por quem sabe, seu segundo mundial.
Ferrari, McLaren e Red Bull são carros prontos para vencer, podem fazê-lo a qualquer momento, sem precisar depender de falha de todos os outros concorrentes. A Lotus, infelizmente, não tem um carro que dê a Kimi esta mesma vantagem.
A verdade, é que antes das férias da F1, a McLaren por exemplo, ainda não estava com força total, e por isto a Lotus estava tão bem. Agora que a equipe de Woking se recuperou, fica difícil para o time de Kimi contra-atacar na mesma moeda.
A realidade dos números dá a Hamilton, Vettel e Kimi a mesma chance na disputa do título contra Alonso, mas na prática, infelizmente, é preciso ser realista, Kimi precisa vencer uma vez pelo menos para passar Hamilton e Vettel e se aproximar mais de Alonso, porque caso contrário, terá que contar com muita sorte para ser campeão sem nem sequer ter subido ao lugar mais alto do pódio.
Estou desistindo? Significa que não acredito em Kimi?! Claro que não! Em Kimi eu acredito sempre. Enquanto houver chances, Kimi acreditará e vai lutar por isto, e nós também. Mas com os pés no chão, porque isto também ajuda a não perder o rumo!!!!
Beijinhos, Ludy
Comentários