Contrariado
Ansioso pelo retorno às pistas, Vettel critica e atribui queda da Red Bull às proibições impostas pela FIA
Longe de ter o domínio acachapante da temporada passada, Sebastian Vettel quer recarregar as energias durante as férias de verão para reagir e voltar à luta pelo título na segunda parte do Mundial
No começo das férias de verão da temporada de 2011, Sebastian Vettel liderava o Mundial de F1 com extrema facilidade e somava nada menos que 234 pontos. Foi só manter a boa forma nas etapas seguintes para conquistar o título por antecipação no GP do Japão, em Suzuka. Mas muita coisa mudou para o alemão em 2012. Longe de obter a mesma supremacia do último campeonato, o bicampeão do mundo soma apenas 122 pontos e está em terceiro após 11 provas.
Ansioso para voltar às pistas e tentar reverter o quadro, Vettel, antes de sair de férias, atribuiu a queda de rendimento da Red Bull às limitações que a equipe sofreu nesta temporada. Em tom de crítica, o alemão disparou contra as proibições às inovações aerodinâmicas desenvolvidas pelo time de Christian Horner e Adrian Newey.
“Teríamos um bom carro com o difusor duplo, mas foi proibido. Logo teríamos um bom carro com o difusor aquecido, mas também foi proibido. Por quê? Não faço ideia”, bradou o alemão em entrevista à revista alemã ‘Bild’ antes de ir para as férias de verão que vão durar até o fim de agosto.
Outra proibição imposta pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) que acabou por prejudicar o desempenho dos taurinos neste ano foi a limitação do uso do mapeamento dos motores. Contudo, Vettel deixou claro que, por mais que a Red Bull sofra com problemas desta natureza no Mundial, isso “está longe de nos deixar em pedaços, isso nos une ainda mais”.
De olho nas férias, Sebastian quer aproveitar o tempo livre para recarregar as energias e tentar lutar pelo tricampeonato, que parece cada vez mais improvável. “Acredito que será uma boa pausa. Essa é uma das temporadas mais longas no mundo do esporte, e ainda que eu esteja ansioso para voltar a correr, acredito que é preciso aproveitar esse descanso”, acrescentou o alemão, que volta às pistas, junto com toda a F1, no fim de agosto para a disputa do GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps.
Fonte: Grande Prêmio
Eu acho que na verdade, todas as equipes que estão na crista da onda, uma vez na vida outra na morte são vistas desta mesma forma pela FIA. Eles ficam em cima mesmo, ainda mais porque ano passado a Red Bull teve uma temporada impecável, com um carro poderoso e por isto, eles têm medo que voltemos aos tempos de Schumacher e aquela Ferrari que ninguém parava, ou de Mika em 1998, de uma McLaren imbatível.
Mas não acho que a Reb Bull está tão ruim assim não. Pô Seb, vou discordar, vocês estão em segundo e terceiro no campeonato de pilotos e em primeiro no de equipes. Está tudo bem à beça, ou seja, disputando os dois títulos. Sendo que o de Construtores, sinceramente, vocês devem levar sem muito esforço.
Beijinhos, Ludy
Comentários
Se Alonso é líder SOMENTE pq a FIA, claro sempre ela, esta ARMANDO para PREJUDICAR a VÍTIMA Red Bull e evitando que alguém AMEACE o título do Alonso!! Sério isso!?!? As 3 corridas vencidas não representam NADA então?! O pódios, os pontos, ... foi tudo armação!? Hum... interessante!
" a FIA QUER IMPEDIR que Vettel seja TRI antes do Alonso!!!!"
Nay, realmente, não tem como contra-argumentar isso?!? Sinceramente.. rsrs #aimeussais
Acho até que foi a FIA que deu um jeito de estragar o carro do Vettel e do Grosjean em Valência... rsrsrs
Será que é tão complicado as pessoas admitirem que ALonso está sendo o MELHOR até agora??!
Bjus, Tati
No início do ano a Ferrari era uma vergonha, Eles reconheceream o erro e trabalharam para melhorar, e por isso estão onde estão! O primeiro passo para vencer é admitir falhas. Coisa que a RBR não faz... ela nunca erra, os outros que a prejudicam! Claro! E sempre!
É por isso que Alonso é diferenciado do resto do grid! Tem tomado tempo há anos, tem perdido há anos, só tem dirigido BOMBA e ninguém o vê ele reclamar de nada, do time ou que está sendo perseguido porque não consegue o resultado esperado. Sabe o que ele faz? Senta a bunda no carro, vai para fábrica e trabalha, trabalha e trabalha! E é por isso que ele é líder. Talento, trabalho e boca fechada!
E resto é teoria de conspiração e desculpas...
Tati
Bom Luna, como esta parte de seu comentário se refere a algo que falei, responderei. Não acho que seja um argumento vazio. Não sei há quanto tempo você acompanha a F1, mas sinceramente, para qualquer pessoa que acompanhou a F1 na famosa era Schumacher e não torcia para o piloto alemão (como eu) definitivamente concordará comigo. Uma temporada de domínio como Mikka em 98, a de Button em 2009 ou a de Vettel em 2011 eu até entendo, mas anos sem fim de um mesmo cara vencendo tudo eu não acho justo mesmo. Não acho mesmo.
Não desmereço talento de ninguém aqui, mas sinceramente, não gosto nem um pouco do cenário de um campeonato onde só um piloto e só uma equipe podem vencer tudo e todos. Não estou dizendo que a FIA deve fazer uma caça às bruxas, mesmo porque, como disse acima, acho que todas as equipes que se destacam ou vencem muito têm este tratamento da entidade. E acho que a FIA exagera demais em algumas coisas.
Só que um pouco de igualdade na F1 é bem-vinda. Que todos tenham o direito de ser criativos, mas dentro do limite da competição. E o resto a gente deixa para os pilotos resolverem na pista.
Ludy
A Red Bull deixou de ser divertida e engraçadinha quando resolver vencer e virar uma equipe grande. Ponto final, pois agora ela faz os mesmos acordos que Ferrari e mcLaren fazem.
A Red Bull ainda tem um super carro. Será que é difícil apenas reconhecer que o carro só não é tão dominador quanto antes?! Acho que a equipe austríaca esta fazendo um DRAMA completamnete desnecessário para situação, o que prova que eles nunca se importaram com esporte... ou melhor, eles só se importam com o esporte se eles estiverem vencendo tudo e todos de forma dominadora. É assim!?
Concordo com a Ludmila, competitividade e um pouco de igualdade é sempre muito bem vinda!
Ver este ano 4 a 5 piloto pondendo ser campeão é muito melhor e bonito que do que vimos ano passado...que aliás, foi para esquecer!
É muito drama para pouca coisa.
Para quem não se lembra, podemos citar exemplos recentes: em 2009, a FIA PROIBIU para o ano seguinte a inovação de da Brawn (o difusor duplo). Em 2010 a mcLanre tb criou algo em relação ao difusor (ou outra coisa que não me lembro ao certo) que tb foi proibido para o ano passado 2011. E ano passado a Red Bull pintou o bordou, fazendo um carro que colocava 1 segundo no grid INTEIRO. Sem contar que teve em 2010 as asas flexíveis, com aval da FIA. Então realmente há motivos para reclamar?!? Acho que não!
AH! Sem esquecer que a Lotus tb criou algo este ano que foi vetado... certo?! Ludmila me socorra!! hehehe
Será que o mesmo uma perseguição a Red Bull?! Ou é apenas mais uma drama da equipe de marko para ganhar a opinião pública!?
Eu fico com a segunda opção!
Eu digo e repitam: trabalhem mais e falem menos. Este tipo de atitude não há risco de ninguém proibir!
Bjus, Tati
Ludy
Sim, claro que não há equilíbrio quando há perseguição, concordo. Mas infelizmente esta aí é a FIA de hoje (na verdade, de sempre) e ser clara nas regras é algo que definitivamente ela jamais conseguirá, e quem paga são as equipes.
Ludy