Continuidade

Diretor-técnico diz que Lotus segue trabalhando no duplo DRS e espera utilizá-lo em Spa

James Allison, diretor-técnico da Lotus, afirmou que o time segue trabalhando no desenvolvimento do duplo DRS e espera estreá-lo em Spa-Francorchamps. Dirigente admitiu, no entanto, que será difícil preparar sistema para os dois carros

James Allison, diretor-técnico da Lotus, garantiu que o time segue trabalhando no duplo DRS apesar dos indícios de que o recurso será proibido para a temporada de 2013. O sistema é um design inovador criado pela Mercedes para a asa móvel do W03 que consiste em dois buracos na asa traseira. Quando o piloto abre a asa móvel, expões dois orifícios no aerofólio traseiro que dão acesso a um sistema de dutos que levam o ar em alta velocidade para a asa dianteira, por onde é liberado por meio de fendas sob o aerofólio em direção ao chão. 

No início da temporada, o sistema desenvolvido pelo time chefiado por Ross Brawn chegou a ser questionado pelas rivais, mas o ok da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) abriu caminho para que mais times passassem a desenvolver suas próprias versões do sistema.


No último dia 31, no entanto, a revista britânica ‘Autosport’, revelou que as equipes chegaram a um consenso e decidiram proibir o uso do duplo DRS para 2013. 

“Mesmo que seja proibido ano que vem, nós ainda achamos que e algo pelo qual vale a pena nos esforçarmos”, defendeu Allison. 

O dirigente da equipe de Kimi Räikkönen e Romain Grosjean afirmou que a meta é estrear o dispositivo já em Spa-Francorchamps, mas reconheceu que o tempo será um obstáculo nesta meta.

“Esperamos tê-lo pronto para Spa”, afirmou Allison, reconhecendo que será preciso muito trabalho para que os dois carros possam usar o sistema na Bélgica. “É um tempo razoável no calendário, mas em termos de trabalho, não é muito porque estamos fechados”, concluiu.

Fonte: Grande Prêmio

Quando a Lotus e a Red Bull (caso eu não esteja enganada), reclamaram sobre esta atualização da Mercedes, eu sabia que assim que a FIA liberasse, todo mundo tentaria fazer o mesmo. É como se joga o jogo pelo paddock. Primeiro alguém aponta o dedo, depois que pode, todo mundo copia... rsrsrs

Sobre a declaração de Allison sobre terem tempo hábil para ter o dispositivo pronto para os dois carros em Spa, só digo uma coisa: também espero que tenham!
Beijinhos, Ludy

Comentários

Guilherme disse…
Não se preocupe Ludy, se não tiverem tempo suficiente para ambos os carros, será só do Kimi, já que será utilizado na corrida pela primeira vez, por ele já ter experiência com o duplo drs em treinos livres de 2 GPs, já que peças mudam o comportamento do carro, a cada mudança do carro, o piloto tem que se readaptar ao carro para tirar 100% dele, por esse fato, o Grosjean estaria em desvantagem, com riscos dele não se acostumar a tempo(apenas 3 treinos livres antes da corrida) prejudicando sua corrida e o feedback do duplo drs em corridas(de treinos livres a Lotus já tem, falta de corrida).

E sobre a possibilidade de não terem tempo suficiente para os 2 carros, isso não é culpa da Lotus, tem um acordo entre todas as equipes para que as fábricas fiquem fechadas nas férias do meia da temporada, nem mesmo apertar um parafuso dos carros não podem
Ai, não sei não Guilherme. As últimas atualizações no carro foram para Kimi. Grosjean tinha recebido nos GPs anteriores, pela lógica do revezamento, seria para ele. Mas você seu raciocício tem lógica, pela questão de saber utilizar o duplo DRS Kimi deveria levar a vantagem. Só espero que a Lotus saiba disto.
É que é Spa, e estou à flor da pele... rsrsrs

Sim, eu sei desta questão do período que as equipes têm que ficar fechadas nas férias. Na verdade, são apenas 15 dias, depois eles podem voltar ao funcionamento normal. Pelas minhas contas, será semana que vem, certo?

bjs

Ludy
Guilherme disse…
Revezamento... mas o feedback do duplo drs não está completo, falta de corrida, óbviamente a equipe escolheria o carro do Kimi, por ele já ter iniciado o desenvolvimento do duplo drs, e o grosjean não, Grosjean teria que começar do 0, se acostumar com o duplo, Kimi não

E nem tudo é revezado, o novo bico, não lembro deles terem utilizado antes desse último GP, e ambos os carros utilizaram no GP da Hungria

Sobre a fábrica, tinha me esquecido que era só por 2 semanas
Sim, sim, sim...vc está certo sobre a questão da continuidade do desenvolvimento do duplo DRS com Kimi.

bjs, Ludy
bgupi disse…
Depois daquela disputa na saída de box na Hungria, duvido que Kimi esteja disposto a ver o novo dispositivo apenas no carro de Romain. E tem mais, se a Lotus realmente está querendo essa primeira vitória, que aposte todas as fichas no Iceman em Spa.
@bgupi É a hora exata para a Lotus fazer isto.

Ludy

Postagens mais visitadas deste blog

Paula Senna Lalli

Feliz Cumpleaños, Fernando!

Meus laranjinhas favoritos