Volta dos testes?
FIA e equipes propõem volta de testes durante temporada da F1 de 2012
As equipes de F1 iniciaram conversas para discutirem a possibilidade da volta dos testes durante a temporada já em 2012. A proibição entrou em vigor em 2009, como uma forma de reduzir custos na categoria. No entanto, o presidente da FIA, Jean Todt, declarou que gostaria de afrouxar a regra, para permitir mais tempo em pista para as equipes e também para que jovens pilotos possam adquirir mais experiência.
No GP da Turquia, em maio deste ano, Todt declarou acreditar que o fato das equipes não poderem fazer testes após o início da temporada é ridículo. “Para mim, é uma decisão estúpida”, disse. “No passado era loucura ter testes ilimitados durante o ano, mas ir de ilimitado para completamente banido não é a medida certa”, completou. Atualmente, existem testes apenas durante a pré-temporada.
“Não dá a oportunidade para novos pilotos adquirirem alguma experiência na F1. Eu vou garantir que essa situação mudará no futuro”, afirmou o francês. O desejo do presidente da FIA é chegar a um meio-termo com os times da categoria, procurando uma maneira de reintroduzir os testes sem um grande aumento de custos, que é a maior preocupação das equipes. Uma das ideias é a de criar um treino extra para jovens pilotos durante o verão – no meio da temporada – no mesmo formato dos que já ocorrem no final do ano.
O diretor-técnico da Williams, Sam Michael, frisou que os times estão longe de chegar a uma decisão sobre a volta dos testes, visto que as ideias foram apenas “discutidas” até o momento. “Isso está sendo discutido pelas equipes, tivemos um encontro em Silverstone. Não há um voto sobre isso ainda”, frisou. “Tudo o que eles fizeram foi colocar algumas ideias na mesa sobre o que poderíamos fazer, o que pode envolver mais um teste com pilotos jovens durante a temporada”, continuou o dirigente.
“Isso está sendo apenas discutido. Ainda não chegamos a nenhum acordo, voto ou nada”, apontou Michael. “Agora os times vão se recolher, ver as opções internamente e pensar sobre isso”, concluiu.
No entanto, o diretor-técnico reconhece que, embora Todt esteja pressionando pelo retorno das atividades no meio da temporada, outros assuntos acabaram colocando a discussão em segundo plano. Notadamente, as recentes mudanças nos regulamento do uso do difusor aquecido e a decisão sobre os motores turbo V6 a serem implantados em 2014 acabaram passando por cima dessa questão.
“Tivemos muitas outras coisas para decidir. Está muito embaixo na lista de prioridades, especialmente perto dos motores V6 e da questão do difusor”, reconheceu Michael. “É uma proposta válida, mas ainda estamos apenas com nossas ideias iniciais”, concluiu.
(fonte: Garnde Prêmio)Sou a favor de voltarem os testes...
AH! Um recadinho: Galerinha, mil perdões pela ausência de postagem hoje cedo no Octeto!!!! Eu estava viajando... hehe
Prometo que isso não irá mais acontecer! Prometooo... Sorry!!! hehe
Bjinhus, Tati
Comentários