Coluna "O que elas pensam" by Lu
O que nos leva a escolher para quem torcemos?
Volta e meia alguém pergunta (ainda mais por não serem brasileiros): Por quê o Rosberg? Por quê o Villeneuve? Por quê o fulano? E mais importante: Por quê o beltrano?
Acredito sinceramente no espelho.
Entre todas as razões possíveis, acredito que a gente escolha alguém conforme nós mesmos. Um espelho. Não há como torcer por alguém que não tenha algo parecido conosco. Sentir-se representado é essencial. Saber que a pessoa vai dar algumas respostas que nós mesmos daríamos e tomar atitudes que teríamos ou gostaríamos de ter. Não! Não é uma cópia, um gêmeo, e sim, uma linha de pensamento, um modo de fazer as coisas. Algo sutil, muitas vezes, mas que faz toda a diferença.
E isso nos faz sentir-se representados em um cockpit que não teríamos condições técnicas de conduzir. O cara que eu gosto, com quem tenho afinidade, me leva onde eu não posso ir. Me faz vencer e perder. Quero que ele se de bem, por ele e principalmente, por mim também.
Uma prova da afinidade fã-ídolos? Basta parar e analisar. Todos os fãs do Alonso tem um ou dois traços em comum. Assim como, os de Kimi, do Jacques e assim por diante. Acredito que quanto mais o piloto toma forma, a torcida acompanha o processo. E digo mais, os fãs dos pilotos mais novos não tem a identidade tão bem definida como os dos caras com mais cancha. Ainda estão em construção.
E é por isso, que eu não acredito, por exemplo, na simples torcida ufanista (seja de que país for). Acho que torcer loucamente só porque o cara é nascido no mesmo solo um tanto raso em um esporte tão complexo. Não só o esporte tem alto nível de complexidade, como também, as personalidades são tão variadas.
Para mim, tem que ter um pouco mais. Tenho que gostar da pilotagem, do caráter e das entrevistas. Só ser bom e inteligente na pista não me basta, se for um escroto com todo o resto. Tenho que gostar do pacote inteiro. Me identificar e também aprender coisas novas e boas.
Ps.: O dia original da coluna é quinta-feira, mas não consegui ontem. Sorry :)
By Lu
Comentários
É isso msm.
Parabéns, Luane!!
É incrível como você consegue colocar no papel tudo aquilo que sentimos!
Parabéns mais uma vez!
Bjsss
Julie
:)))))
Bjs, Lu M