Cinquenta - sessenta por Heikki Kulta
CINQUENTA - SESSENTA
Turun Sanomat 21.1 2010 22:52:41
F1-column 21.1.
Vivemos momentos emocionantes na véspera da temporada de F1. Quatro campeões correm na categoria ao mesmo tempo. Um quinto poderia ter sido possível se Kimi Räikkönen não tivesse decidido pular para o desafio dos ralis.
A última vez que vimos cinco campeões durante a mesma temporada foi em 1970, quando Jack Brabham, Graham Hill, John Surtees, Deny Hulme e Jackie Stewart estavan no grid. Os dois próximos campeões - Jochen Rindt e Emerson Fittipaldi - correram aquele ano como companheiros de equipe na Lotus.
Para a sua idade Räikkönen poderia ter continuado bem na F1. Pelo menos cinco pilotos que fecharam contratos são mais velhos do que Kimi.
Nenhum único rali ou teste de F1 foi realizado ainda, então as opiniões de Räikkönen para continuar estão completamente escondidas sob a neblina de inverno. As chances para uma coisa ou outra poderiam ser expressas em cinquenta/sessenta usando as palavras do amigo de Räikkönen, Matti Nykänen.
Como é sabido o regulamento de teste na Fórmula 1 está muito rigoroso. O teste livre não ajuda Räikkönen, que foi para o rali. Até agora ele só tem um "test drive" com o carro Citroën C4 WRC. Kimi terá realmente o aquecimento para a sua temporada no WRC no Arctic-rally, que começa em uma semana em Rovaniemi.
Nós obteremos algum tipo de referência do ritmo de Räikkönen já que a Citroën também enviou o segundo piloto da sua primeira equipe, Dani Sordo, ao mesmo rali. Sordo começa a praticar na neve e Räikkönen começa a testar seu próprio ritmo contra um carro WRC semelhante em estradas que lhe são familiares do inverno passado.
Recentemente os craques da Ford, os finlandeses Mikko Hirvonen e Jari-Matti Latvala deram um prognóstico frio da derrota marginal de Räikkönen. Segundo eles Räikkönen estará de 6 a 12 minutos atrás da liderança em todos os ralis.
Se uma diferença como esta continuar por muito tempo é um fato certo que o pensamento de retornar à F1 se infiltrará no subconsciente Räikkönen. Michael Schumacher retorna após três anos e já colocou fogo na F1 com apenas seu anúncio.
Räikkönen não perderá sua velocidade de F1 mesmo que ele pilote em ralis por 2 ou 3 anos seguidos. Mas quanto mais tempo ele ficar nos caminhos do rali, mais certo também será que o GP de Abu Dhabi em novembro foi a sua última marca na F1.
TS/Heikki Kulta
Tradução para Inglês: Nicole (Planet F1 Forum) / Tradução: Ludy
Perfeito texto de Heikki!!! Como admiro os textos deste jornalista!!! Ainda bem que ele existe!!! Concordo em número, gênero e grau.
Beijinhos, Ice-Ludy
Comentários