A estrela da F-1 Räikkönen se torna o piloto de rali Räikkönen
A ESTRELA DA FÓRMULA 1 RÄIKKÖNEN SE TORNA O PILOTO DE RALI RÄIKKÖNEN
Turun Sanomat 4.12 2009 23:18:05
Kimi Räikkönen está se preparando para celebrar o dia da Independência da Finlândia como um homem muito independente. No mundo do automobilismo Räikkönen está totalmente em seu próprio capítulo.
É raro que uma estrela de 30 anos da Fórmula 1 tenha decidido mudar dos holofotes dos GPs para a sombra dos caminhos de rali e ainda tenha feito com isto, um sonho de sua carreira de piloto se tornar realidade.
A equipe de corrida campeã da Citroën pilotará 12 provas no Mundial de Rali. Quando Kimi não conseguiu um carro vencedor que estava procurando para o campeonato de F-1, ele conseguiu um do Mundial de Rali. É uma coisa diferente o tipo de ritmo que ele terá, já que vai para lá sem saber nada.
Kimi fez o contrato com sua parceira de longa data a Red Bull e tomou a decisão sobre ir para o rali completa e independentemente e de forma direta, embora ele também tenha tido uma oferta da Mercedes na mesa.
"A Mercedes gostaria de ter Kimi, mas naquele momento ele já tinha decidido ir para o rali. Quando Kimi decide algo é algo definitivo", contou Steve Robertson ao TS.
Especialistas e fãs avisaram para Räikkönen não pular para o desconhecido, mas as avaliações externas nunca influenciaram suas decisões antes. Conhecendo o homem, Kimi acredita que ele pode obter bons resultados no rali muito rápido.
Quando ele começou sua carreira na F-1 em 2001, Räikkönen conseguiu uma superlicença preliminar para as primeiras quatro corridas. A maioria dos especialistas viu um Räikkönen inexperiente como um risco de segurança para os outros pilotos, mas Kimi calou a boca de todos bem no início e na corrida de abertura na Austrália seu saldo foi o sexto lugar.
Agora Räikkönen conseguiu seu teste no carro C4 da Citroën em janeiro. O treinamento real é nos dias 28 e 29 de janeiro no Arctic Lapland -rally em Rovaniemi e seu teste para valer será entre os dias 11-14 de Fevereiro na Suécia, na corrida de abertura.
Como você se sente por ser o campeão de F-1 de 2007 e se tornar um piloto de rali?
"É bom e interessante", Räikkönen responde e deixa claro que o sentimento está realmente alto após a decisão que tumultou a nação toda.
"Eu sempre quis em um momento da minha carreira competir no rali - especialmente em um nível de Mundial de Rali com um carro de Mundial. Graças às conexões próximas que tenho com a Red Bull uma chance se abriu para eu pilotar um carro da categoria com o melhor carro da Citroën, o C4. Isto é um desafio completamente novo para mim, mas é ainda mais interessante".
"No momento eu tenho um ano de contrato. Nós achamos que em algum momento da próxima temporada nós pensaremos o que fazer depois dito. Estou esperando com ansiedade para testar o carro e começar a primeira corrida", Räikkönen disse.
A Red Bull e a Citroën estão juntas desde o Rali da Argentina de 2008. Durante este período eles conquistaram 15 vitórias.
No próximo ano Kimi pilotará pela equipe Junior com Sébastien Ogier. Sébastien Loeb e Daniel Sordo continuarão na equipe de fábrica. Estes quatro pilotos terão carros quase idênticos da Citroën.
Räikkönen pilotou no último inverno e verão quatro rallies com o Fiat Punto que ele tem. Ele ainda tem ao seu lado o co-piloto Kaj Lindström que com sua própria experiência trará a autoridade necessária para o trabalho e que acalmará as coisas da maneira apropriada.
Turun Sanomat
HEIKKI KULTA
Agradecimento/Tradução para o Inglês: Leijona(Kimi Raikkonen Fan Club - Facebook); Tradução: Ludy.
Beijinhos, Ice-Ludy
Comentários