Finlândia na frente - Mundial de Rali

É, as coisas estão agitadas lá pelos lados da Austrália, onde este final de semana está acontecendo a décima etapa do Mundial de Rali. Protestantes manifestaram sua revolta contra a realização da prova, que eles alegam ser maléfica para o meio ambiente.

Alheio a tudo isto, o finlandês Jari-Matti Latvala saiu na liderança, enquanto os candidatos ao título Loeb e Hirvonen terminaram em 3º e 5º respectivamente, após 15 etapas disputadas. Vamos ver o que vai dar a etapa australiana. Acho que este campeonato vai ser decidido nos detalhes.

O primeiro dia do Rali da Austrália, décima etapa do Mundial de Rali em 2009, mostrou uma disputa empolgante entre Ford e Citroën pela liderança.

O mais veloz após os 15 estágios iniciais foi Jari-Matti Latvala, que fechou a sexta-feira com apenas 2s2 de vantagem para o francês Sebastien Ogier, da Citroën.

A terceira posição, bem distante _em torno dos 22s_ ficou com o atual campeão, Sébastien Loeb, que fechou o dia 0s1 à frente do parceiro Dani Sordo.

Mikko Hirvonen, atual líder do campeonato _três pontos à frente de Loeb_ e Henning Solberg, ambos da Ford, fecharam os seis primeiros do primeiro dia de atividades.

Confusão e polícia envolvida: Uma serie de protestos contra o Rali da Austrália provocaram o cancelamento de dois estágios nesta sexta-feira. Os grupos "No Rally" e Peacebus condenam o evento por perturbar o meio ambiente e assustar os animais selvagens da região.

Os estágios 6 e 11 foram eliminados após manifestantes terem colocado bloqueios e pedras no traçado. Mikko Hirvonen, atual líder do campeonato, foi um dos que acertaram o bloqueio.

A policia local foi obrigada a intervir e investigar o assunto, criando a Operação Palisade, buscando evitar o bloqueio da competição por terra e ar. "Não me desculparei a ninguém, caso tome alguma atitude radical", afirmou o superintendente Michael Kenny.

Os pilotos também reclamaram: "Tentei passar, mas colocaram um carro lento na nossa frente. Quando busquei passar, eles me bloquearam. Com Loeb foi a mesma coisa. O que podemos fazer? Estou aqui para correr", disse Hirvonen.

"Fica na nossa cabeça a ideia de que estas pessoas não querem a gente aqui. Talvez não é uma decisão sensata nos trazer para esta parte do mundo", criticou Matthew Wilson, piloto da Ford.

Classificação após 15 estágios:

1°. Jari-Matti Latvala (Ford), 53min21s4
2°. Sebastien Ogier (Citroën), a 2s2
3°. Sébastien Loeb (Citroën), a 22s7
4°. Dani Sordo (Citroën), a 22s8
5°. Mikko Hirvonen (Ford), a 23s6
6°. Henning Solberg (Ford), a 51s3
7°. Matthew Wilson (Ford), a 1min42s4
8°. Federico Villagra (Ford), a 2min04s6
9°. Conrad Rautenbach (Citroën), a 2min27s5
10°. Richard Mason (Subaru), a 4min16s3

Fonte: Tazio

Beijinhos, Ice-Ludy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paula Senna Lalli

Feliz Cumpleaños, Fernando!