Velocidade e Batom: Descobrindo o mundo do rally
Kimi no ALR - janeiro de 2009
Não é novidade para ninguém que desde a primeira participação de Kimi Räikkönen em seu primeiro rally, nos dias 24 e 25 de janeiro deste ano, no Arctic Lapland Rally, na Finlândia, eu fiquei simplesmente encantada com esta história.
É claro que minha empolgação tem relação com o desempenho do Iceman no gelo. Ele foi 13º em seu primeiro rally (ALR) e 17º na segunda participação, que aconteceu dia 21 deste mês, em Mikkeli, também em seu país natal.
Segundo diversos profissionais envolvidos na categoria (como vocês podem ler aqui), Kimi tem talento para a coisa, e isso me deixou muito animada, porque acompanhando o seu desempenho ficou claro que ele adorou o que fez, que fez bem e que com certeza, nos presenteará com mais atuações bem bacanas no futuro.
Portanto, como já disse em alguns posts que fiz no blog durante a cobertura dos rallies de Kimi, agora vou tentar trazer para vocês notícias sobre este mundo tão diferente da F-1. Começo hoje, com uma breve história de como surgiu o mais famoso campeonato da categoria, o Mundial de Rally.
Esta disputa aconteceu pela primeira vez em 1973 no 42ème Rallye Automobile de Monte-Carlo em 19 de janeiro. A temporada teve 13 eventos (ou ralis/rallies), onde fizeram parte as etapas do Rali da Acrópole (na Grécia), Rali da Finlândia (conhecida também como Rali dos 1000 lagos) e Rali da Grã-Bretanha (disputada no País de Gales), que até hoje fazem parte do atual WRC. Os eventos em terreno de cascalho formam a maioria das provas desde aquela época.
A Alpine-Renault ganhou o primeiro campeonato mundial de fabricantes com seu Alpine A110, depois a Lancia venceu nos três anos seguintes com o Lancia Stratos, o primeiro carro projetado e fabricado especificamente para ralis. O primeiro título do campeonato mundial para pilotos não foi concedido até 1979, embora as temporadas de 1977 e 1978 tenham incluído a FIA Cup for Drivers (Copa FIA de pilotos), vencidos respectivamente pelo italiano Sandro Munari e o finlândes Markku Alén. O sueco Björn Waldegård foi o primeiro campeão mundial oficial, vencendo Hannu Mikkola da Finlândia por um ponto. A Fiat ganhou o título de fabricantes com o Fiat 131 Abarth em 1977, 1978 e 1980 enquanto a Ford ganhou em 1979. Em 1980 foi Waldegård seguido pelo alemão Walter Röhrl e depois Ari Vatanen como campeões mundiais de pilotos.
Antigamente o WRC era disputado por carros do Grupo A (restringidos em termos de potência, peso, tecnologia e custo total) e do Grupo B (carros com poucas restrições). Porém, por causa da grande potência, falta de confiabilidade e acidentes fatais na temporada 1986, o Grupo B foi permanentemente banido. Posteriormente, em 1997, as regras do Grupo A evoluíram para as especificações World Rally Car, para facilitar o desenvolvimento de novos carros e estimular a entrada de outros fabricantes na competição.
Bom, como ainda quero falar sobre os pilotos de rally, na minha próxima coluna Velocidade e Batom eu falarei sobre a tradição finlandesa e também sobre outros pilotos campeões da categoria. E como todos devem saber, os pilotos do país dos 1000 lagos são feras quando o assunto é acelerar na neve, no asfalto ou no cascalho.
Fonte de pesquisa: Wikipedia
Beijinhos, Ice-Ludy
Comentários